sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Enfrentando um novo desafio


Enfrentar desafios nunca se me afigurou como problema. Não sou uma pessoa covarde, enfrento o que der e vier. Pesem, embora, uma e outra voz dissonante. Claro que, por ser assim, estou sempre caindo, pois os obstáculos são muitos. Mas levantar depois das quedas me faz sentir mais forte - depois do primeiro embate - e desejosa e seguir em frente. Mesmo que me custe, mesmo que demore. Os meus últimos tropeços deixaram-me muitas marcas, e um cansaço permanente, não só físico, mas também emocional.

Eu precisava, preciso de uma catarse. Avessa a qualquer espécie de terapia, 'psico', 'holi', 'chis', ou qualquer que seja, com o devido respeito aos profissionais, e a quem procura nelas seu alívio, decidi colocar nas letras fatos recorrentes em minha memória (na verdade "tornar a", um dia deixo aqui uma crônica), ou comentar um e outro fato presente. Não seguirei uma ordem cronológica. Como numa colcha de retalhos, a recolher um pedacinho aqui, outro ali, crônicas anacrônicas. A memória, como os sentimentos, é atemporal. E, tendo vivido em dois mundo, no Novo e no Velho, também não delimitarei o espaço, eu vivo na dicotomia de ser, e de estar.

Houveram duas motivações para eu iniciar este blogue, uma vontade sempre adiada: ler o blogue da minha querida amiga nunca vista pessoalmente, mas sempre presente, Marcela Conor, e a leitura do livro "Quem me roubou de mim", do Fábio de Melo. Sim ele mesmo, pessoa linda, não só por fora, mas por dentro, riquíssimo ser humano, que tenho a grata satisfação de ter conhecido em tempos idos, quando ainda seminarista. Eu o vi tempos depois de ser ordenado, já com alguns Cds gravados, e ele continuava a mesma pessoa. Hoje, não sei. Mas se mudou, com certeza foi para melhor. Ele é um ser iluminado e verdadeiro. Quem já o olhou nos olhos sabe disso.

A Marcela, conheci na internet, ambas auto-exiladas em Portugal, ambas levadas pela mesma razão, o irrazoável, enfrentando os desafios de um mundo que não nos entende e, apesar de seus nativos se expressarem no mesmo idioma que nós, não falamos a mesma língua. E ela se tornou, sem o saber, mais que amiga, uma filha do coração. Ela continua lá, enriquecendo aquele mundo, com seu filhinho, e marido. Eu, decretei fim ao meu êxodo, ou reiniciei um novo, não sei, só o tempo dirá.

A eles, dedico este blogue. Um provalvemente nunca o lerá. A outra, espero que sim!

Este é o meu resgate. Vou enfrentar novamente o desafio de ser pessoa.

*
*

6 comentários:

  1. Fico muito lisongeada em poder ser um incentivo para você!!! Nunca duvides que um dia o Pe. Fábio possa ler-te... eu tenho hoje um leitor que é um ídolo pra mim, desde criança, sem nunca imaginar... as coisas acontecem! Eu te dou todo o meu apoio para que sigas escrevendo tuas memórias e aventuras... continuo por aqui no meu exílio escolhido, como disseste, tentando viver um dia de cada vez!!! Beijos enormes!!!

    Marcela Conor

    ResponderExcluir
  2. ANJO= RETH
    PESSOA ILUMINADA POR DEUS

    È dificil encontrar palavras para descrever essa pessoa q é tão especial em minha vida. Mesmo nÃo nos conhecendo pessoalment me ahudou a suportar momentos de dores,com palavras confortadoras que alegram meu coração . Nos momentos de alegria sorria junto comigo, Nos momentos de Desafio me auxiliava e mostrava-me o caminho. COMO NAO DIZER Q ELA É MEU ANJO1?
    Es um ajo lindo, q veio em minha vida trazendo palavras de carinho nos momentos q eu mais preciso , sei que posso sempre contar contigo, e te digo amiga , podes tbm contar comigo ....

    Te considero minha mãezona, Amiga ,Companheira.

    Vc tem um lugar reservado no meu coração . E como disse naum podia deixar de dizer que :::

    EU AMOOOOO VOCêEE!!!BJOXS

    ResponderExcluir
  3. Marcela, estou rendida. O vírus do blogueiro é mesmo forte. Rss...
    Continue na luta! Obrigada pelo incentivo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Lidi, minerinha, sua coragem é que é admirável! Você acrescentou muito à minha vida! S2. :)

    ResponderExcluir
  5. A-d-or-e-i !
    Você é inteligente à bessa, já dissetam isso alguma vez ? rsrs. Gosto de vc mesmo sem conhecê-la pessoalmente, mas a net tem lá os seus milagres ! A Mãe da Marcela, aqui no Pará do grande Brasil, fica à espara de que um dia possa dar um abraço nessa mineira corajosa, cheia de fé!

    ResponderExcluir
  6. Aurora, obrigada, mas não é bem assim (quem me dera...). A santa net é mesmo incrível. Agradeço à "filhota" por colocar-me em contacto com você (temos tido uns bons papos né?). E se Deus quiser, e a Mãezinha do Céu me encaminhar, quem sabe podemos trocar esse abraço no Círio do ano que vem!
    Enquanto isso, muita saúde e paz!

    ResponderExcluir