quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Histórias Curtas I – O Elevador


Trabalho part-time. Fins de semana e feriados. Chatice, eu precisava da grana, pagar o curso de pós-graduação que me mantinha ocupada de segunda a sexta-feira. O trabalho compensava, pagavam bem para eu vender p’rós brazucas as “facilidades” e “vantagens” de uma conta num banco brasileiro lá nas estranjas.

E lá ia eu para a margem sul, tempo frio, chuva, distância. Fins de semanas alternados, tinha uma companheira de viagem. Minha enteada, adolescente, grudava comigo, madrugávamos (ai, MB, é longe, mas eu quero passar o dia contigo, levo meus livros, estudo lá). Saíamos, cheias de frio e sono, comboio, outro comboio. Um colega ia buscar-nos na última Estação de Comboio.

Um belo dia, o carro velho do meu colega pifou, e ficamos na mão, melhor, a pé. “Vócês” podem tomar o autocarro que passa na auto-estrada. Como? É só subirem o elevador, o auto-carro passa às 10 menos um quarto. Faltam uns 8 minutos. Dá tempo.

Elevador novinho em folha, uma parede panorâmica. Lá em cima (alto p’rá burro), apertamos o botão para a porta abrir. Nada. Apertamos de novo nada. Esperamos, toca a carregar. Nada. Carrega no botão da emergência. Nada. As pessoas lá em baixo, formigonas, nem olhavam para cima, não adiantava acenar! Começamos a entrar em pânico. Que fazer, ai MB, preciso fazer xixi, ai meu Deus, eu tenho que chegar logo, as chaves do balcão ficam comigo, como eu faço, ‘tô ferrada, chefe não atrasa! Abre, porta, abre-te sésamo, ave-maria, socorro…

Calma, calma, vamos pensar. Silêncio. De onde vem esse barulho? Escuta, C..., escuta. Vamos procurar. Vira daqui, vira dali. Tuque… E uma porta do outro lado do elevador a abrir e a fechar, umas pessoas lá de fora a nos olharem espantadas… Tuque, tuque…

Saímos esbaforidas, correndo, acenando, atravessamos a rua, e o motorista do auto-carro, parou e nos deixou entrar, rindo de nós duas...

4 comentários:

  1. Legal o post. Com linguajar bem à portuguesa, rs. E a enteada? Boa menina a acompanhar a "nova mãe".Este banco seria o BB? Acho que sim, pelo seu histórico, deve ser... Bem. Agora vou ter que advinhar... sem msn não dá.E os nossos papos?Esqueceu de mim???

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida Aurora. Não esqueci, não. Tirei uns dias de folga.. hehe. Hoje postei aqui rapidinho.
    Pelo meu "histórico" acertou kkk.. Ah, eu sinto falta da Caty, nós sempre nos demos mto bem, e sempre que saíamos as duas juntas, acontecia alguma. Mas a vida nos dá, e nos tira...
    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk
    é por isso que vou de Escadas...!
    Aff. Cada história! A tugalândia até que é divertida!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes, até é mesmo.
    E sobra pra nóis... ai, ai...
    Bom era se fosse a Angélica, ela só virava pro lado e:♫ ♪ ♫"vou de taxi♫ ♪ ♫
    kkkkkk

    ResponderExcluir